Vais ter dinheiro extra em setembro e outubro
O conteúdo deste artigo não constitui aconselhamento financeiro. Todas as informações, opiniões, e outros conteúdos são partilhados de forma informativa. A autora não é analista financeira nem providencia qualquer tipo de aconselhamento individual ou de recomendações de investimentos. Assim, incentivo a que tomes as tuas próprias decisões, e analisa toda a informação de forma independente.
Milhares de portugueses devem estar contentes com as boas notícias que chegam no final do mês de setembro.
Tal como explica o simulador de salário líquido do Doutor Finanças1, “Em julho, foi aprovado um alívio adicional do IRS por via da redução das taxas que incidem sobre os primeiros seis escalões de rendimento (entre 0,25 e 1,5 pontos), a subida da dedução específica sobre os rendimentos de trabalho e de pensões em linha com a atualização do Indexante de Apoios Sociais e a atualização do mínimo de existência (que corresponde à parcela de rendimento mínima líquida de imposto). Estas alterações levaram à aprovação de novas tabelas de retenção na fonte que, nos meses de setembro e outubro, têm um efeito de retroatividade, de forma a refletir o alívio do IRS na totalidade dos rendimentos do ano, "devolvendo" aos contribuintes o que descontaram em excesso até agosto.”
Resumindo e baralhando o que acontece? Se estás num deste escalões, vais receber mais salário líquido na tua conta bancária.
Mais dinheiro, excelente! Porém, há aqui alguns detalhes.
Tal como mencionado pela SIC Notícias2 não vais ser aumentado, vais é descontar menos e só afeta alguns trabalhadores, já que quem ganha o salário mínimo não vai sentir esta medida.
A verdade é que o IRS tem muito que se diga, se estás a entregar menos ao Estado (ficando com mais na conta bancária), em abril do próximo ano, quando fores ajustar contas, é possível que recebas menos reembolso ou até tenhas de pagar IRS. Isto não há almoços grátis!
Por isso é que neste momento podes usar o dinheiro de forma “responsável”.
Desculpa não era esta palavra. Quem sou eu para te dizer o que é ou não responsável?
O que queria dizer era de forma estratégica.
Se tens um dinheiro extra este mês, pensa uns minutos.
Há imensas opções e o céu é o limite. No final, a decisão é tua. Assim, podes fazer o máximo que podes com o dinheiro que vais receber. Podes querer dividir por três e usar uma parte para poupar, outra para gastar e outra para investir. É um argumento racional.
Mas quando se trata de dinheiro muitas vezes és levado pelas emoções. Quando queres mesmo uma coisa e depois tens dinheiro para ela, vais fazer. Vais gastar e vais-te sentir realizado. Esse sentimento deixa-te contente, porém passa rápido, e procuras o teu próximo desejo. O problema não é teu, é de uma sociedade que privilegia o consumismo e diz que podes ter tudo, a toda a hora, hoje e já.
Em contrapartida faz diferente. Procura usar o teu dinheiro para um sentimento de descanso. De relaxamento. De pensar “posso dormir melhor à noite porque fiz isto”.
O dinheiro (e a falta dele) trazem muitas aflições e se um dinheiro extra as pode diminuir pode ser uma boa forma de o gastar.
O que é que te pode trazer mais descanso?
Começar aquele fundo de emergência de que tanto ouviste falar?
Pagar aquela dívida?
Juntar o extra para comprar um novo eletrodoméstico quando houver promoções?
Reforçar a poupança dos filhos?
Fazer uma massagem relaxante (eu já fiz e pode ser o dinheiro mais bem gasto da tua vida!)
Lembra-te: não tens de provar nada a ninguém e dizer o que fizeste com o dinheiro. Pode ficar na tua conta bancária, simples.
Não tens de fazer só porque todos o estão a fazer ou porque “é de aproveitar e investir num ETF do S&P500”.
Pensa em ti, nos teus objetivos, nas tuas ideias e vê para que serve este dinheiro que cai na tua conta. Pensa no hoje e no amanhã.
Usa o extra para respirares de alívio ou encheres o peito de ar e começares aquele teu projeto de comprar casa. O dinheiro é teu, a decisão é tua. Faz o que é melhor para ti.
Full disclose: eu trabalho no Doutor Finanças. Ainda assim, antes de trabalhar, usava a ferramenta de Simulador de Salário Líquido há muitos anos e recomendo.