Olá, bem-vindo(a) à newsletter 1,2,3 euros (lê-se um, dois, três euros).
Nas últimas semanas temos recebidos novos subscritores, por isso faz sentido relembrar para que existe a newsletter e por onde podes começar.
Porquê falar sobre finanças pessoais?
As finanças pessoais são um tema de que gosto muito porque…gosto de falar de dinheiro!
Para quem acha que o dinheiro é um bem necessário (e não um mal necessário), saber a influência que ele tem na nossa vida é fundamental para podermos tomar melhores decisões.
Pode não parecer, porém, o dinheiro está envolvido em muitas decisões.
O que vestes, onde moras, o que comes, em quem votas, com quem te relacionas, que hobbies escolhes.
Ao tomares uma decisão, o dinheiro faz parte da equação - e é sempre melhor saberes o peso que ele tem nessa conta do que tomar decisões na ignorância, não concordas?
Portugal tem fracos níveis de literacia financeira
Não só o tema do dinheiro de forma pessoal me apaixona, como os dados não são bons para Portugal.
Este rectângulo plantado à beira mar com 10 milhões de pessoas tem quase 900 anos de história. Soubemos construir caravelas, mosteiros, pontes e temos paisagens inacreditáveis.
Contudo, em termos de literacia financeira, temos tanto para fazer!
O nível de literacia financeira dos portugueses melhora muito pouco em três anos, e se recuarmos a 2016, há inclusive um retrocesso.
Não se pode fugir ao veredicto: em março de 2023, Portugal era o segundo país da União Europeia com os piores níveis de literacia financeira.
Esta newsletter serve para melhorar esses níveis. Ao contar as minhas experiências práticas com o dinheiro quero partilhar conhecimentos básicos para ganhares informação e começares a controlar o teu dinheiro.
Vais receber na tua caixa de e-mail no mínimo dois artigos por mês, às quartas-feiras, de 15 em 15 dias.
Por onde começar
Estes são alguns artigos que podes começar a ler:
Aconselho-te também a seguires
, um projeto que também integro com artigos extensos todos os meses sobre como tomares decisões financeiras como comprar carro, ir de férias, comprar ou arrendar casa.Começa esta jornada com este pensamento em mente:
O dinheiro é uma ferramenta. As notas não te controlam, és tu que as controlas. Por isso, respira, vai procurar informação, começa na poupança e nos investimentos e ganha uma nova vida!
Excelente trabalho, Rita. Mais do que nunca, é importante criarmos consciência financeira! Obrigada pelas tuas partilhas.