5 regras simples para começares a gerir o teu dinheiro
Queres mudar a tua vida financeira completamente? Começa com estas regras
Vamos ser práticos.
Queres aprender a mexer no teu dinheiro. A poupar mais, a investir mais, a viver melhor, a ter mais, a querer ser milionário.
Eu sei o que tu queres: queres uma vida melhor!
Eu também quero.
E sabes o que precisas de ter? Regras, hábitos.
São as repetidas ações que fazemos dias, semanas, meses e anos que vão definir o quão boa ou má é tua vida.
Quando pensas de como está a correr a tua vida, olhas para aquilo que imaginaste e como está agora. Se as imagens são iguais, és feliz; se são diferentes, há que fazer alguma coisa!
Dizes-me: eu gostava de ter isto e isto, mas não tenho dinheiro!
Percebo-te perfeitamente.
Era bom que o dinheiro não fosse um problema. E esta newsletter serve para isso: para que o dinheiro, um dia, não seja um problema.
Ele vai sempre fazer parte da tua vida, é assim mesmo. Em vez de o dinheiro dominar a tua vida, deves ser tu a gerir o dinheiro e usá-lo para teres a tua vida feliz.
Para teres uma vida rica, começa com princípios. São eles que te vão guiar nas decisões de comprar casa, trocar de carro, em que escola inscrever os filhos, como poupar para a reforma, como ser um nómada digital.
Há milhares de conselhos que podes seguir. Certamente que um milionário vai dar diferentes conselhos que alguém que cresceu sem nada e agora sente-se confortável na vida.
Ainda assim, podes encontrar padrões e há conselhos que se repetem. Com base numa entrevista com o Ramit Sethi, segue estes 5 conselhos mais práticos e recomendados por várias pessoas normais (tipo eu!) e especialistas.
1 - Tem um fundo de emergência.
Não é um conselho só do Ramit, uma amiga próxima recebeu o mesmo conselho do pai del: “guarda um ano de custos para o caso de dar m***”. O fundo serve para emergências apenas: uma cirurgia, um acidente de carro, uma situação de desemprego inesperada
2 - Guarda 10%, investe 20% do teu salário anual.
Sinceramente, não leves isto preto no branco. Os valores devem ser os teus valores. O que quero dizer é poupa E investe ao mesmo tempo, o pouco que seja. Poupar 50 euros e investir 100 todos os meses, se funciona para ti, então está perfeito!
3 - Pagar as coisas importantes sem ser a crédito.
Prepara um grande evento da tua vida, não queiras pagar a crédito (a não ser que faças as contas e, de facto, na altura é a melhor decisão!).
Se estás a pensar em casar, comprar um novo carro, fazer a viagem de sonho, começa a poupar para o momento. Quando o dia chegar, podes desfrutar sem pesar no teu orçamento.
4 - Compra algo melhor e cuida dele.
O que custa mais, todos os anos comprares as mesmas botas de 30 euros ou investir num par de botas de 150 euros e todos os anos lavares, cuidares ou levá-las ao sapateiro caso haja um problema?
Manter as coisas por mais tempo também ajuda o ambiente a teres um consumo mais sustentável.
5 - Duas áreas em que não deves olhar para o preço: saúde e educação.
O primeiro, porque sem saúde não fazes nada; o segundo porque mesmo que os salários estejam estagnados e não vês como gastar milhares de euros pode mudar a tua vida, a verdade é que quem explora, quem é curioso tem mais informação para tomar melhores decisões para si e para os seus.
Vamos começar?