Se queres começar a investir, segue estes 5 princípios
Neste momento, estamos a fazer um desafio na página de Instagram “Janeiro com Dinheiro”. Todos os dias do mês, posto uma dica para melhorares a tua vida financeira segue-nos por lá!
Já tens um fundo de emergência? Boa!
Já sabes as tuas receitas e despesas? Fantástico!
Tens algum dinheiro de lado para começar a investir e não sabes como? Ótimo para começar!
Por mais livros que vejas, ou quem fales, muitos especialistas de investimento falam de detalhes técnicos. No entanto, todos eles acabam por ter princípios básicos que usam ao longo das suas vidas para conseguirem ter sucesso nos investimentos.
Estes princípios são guias que ajudam estas pessoas a saberem como começar a investir o seu dinheiro. Se os souberes, tu também podes dar os primeiros passos nos investimentos.
Decora este cinco, estuda sobre eles, e dá um primeiro passo nos teus investimentos.
1 - Conhece o teu perfil de risco
Consegues investir 1000 euros num produto que te pode trazer zero retorno, e ainda podes perder dinheiro? Estarás tranquilo com isso?
A tua resposta pode ser “depende” - por isso é importante definires o teu perfil de risco.
Sem o saberes, não vais conseguir encontrar a melhor estratégia de investimento para ti, nem escolher produtos que se adequam às tuas necessidades.
Lembra-te que o dinheiro é teu, e por isso, ele deve trabalhar para ti, na maneira como estás mais confortável.
2 - Estabelece objetivos financeiros
Deves saber quem és e também saberes o que queres.
Quanto dinheiro precisas por mês para te reformares? Queres reformar-te mais cedo, quanto dinheiro precisas de investir?
Uma casa com piscina, ou vives bem com 1000 euros por mês? Queres emigrar? Trabalhar muito ou viver de rendimentos? Viajar o mundo inteiro.
Os teus objetivos podem direcionar a tua estratégia de investimentos. Se estás a começar cedo e tens tempo, podes investir menos dinheiro por mês. Mas se queres ser mais agressivo, então vais ter de ter mais disponibilidade financeira.
Lembra-te objetivos vão influenciar o teu comportamento.
3 - Aprender antes de investir
Uma regra de ouro nos investimentos é não investir em coisas que desconheces.
Mesmo que te pareça boa ideia comprar casas para arrendar, é muito importante informares-te primeiro sobre o assunto.
Lê livros, estuda o mercado, como funciona os instrumentos que tens à disposição, conhece a experiência de outros, visita o fórum do Reddit, faz cursos, ouve podcasts.
Ganha a informação importante para saberes em que produtos estás a investir e os riscos associados. Vai-te dar conforto em conheceres o produto e entenderes os riscos.
4 - Diversifica
Outra regra de ouro nos investimentos? Não coloques todos os ovos no mesmo cesto.
Tem vários produtos financeiros, distintos, a trabalhar para objetivos diferentes. Diversifica em termos de bancos, corretoras.
Neste momento, eu tenho certificados de aforro, seguros PPR, fundos PPR, e ETFs. São quatro tipos de produtos diferentes, uns a trabalhar para objetivos de médio prazo (a 10 anos), outros a trabalhar para quando eu atingir a idade da reforma.
Não vou colocar tudo num só produto, porque se tenho problemas, perco tudo. Diversificar é a palavra de ordem!
5 - Pensa no longo prazo
Os investimentos trazem melhores retornos quando pensados no longo prazo
É possível fazer muito dinheiro a comprar e vender ações na bolsa nos momentos certo? Sim, é possível, mas muito pouco provável.
Ninguém sabe o futuro e o que pode acontecer e os teus sucessos podem-se dever mais a sorte do momento do que a uma competência que podes desenvolver e tornares-te mestre.
Por isso, pensa em investimentos de longo prazo, acima de 10 anos. E sê consistente, para obteres os melhores resultados.
Já seguias estes conceitos? Qual aquele que te parece mais interessante? Comenta!
Disclaimer
O conteúdo deste artigo não constitui aconselhamento financeiro. Todas as informações, opiniões, e outros conteúdos são partilhados de forma informativa. A autora não é analista financeira nem providencia qualquer tipo de aconselhamento individual ou de recomendações de investimentos. Assim, incentivo a que tomes as tuas próprias decisões, e analisa toda a informação de forma independente.