Vamos falar mais sobre mulheres e riqueza!
Uma das coisas que tenho pensado ultimamente: é preciso falarmos de finanças pessoais para mulheres?
Talvez sim, talvez não, depende.
A verdade é que o dinheiro existe para todos, crianças, adultos, homens, mulheres, não binários. Faz parte da sociedade onde vivemos e por isso todos devem ter literacia financeira.
Contudo, ao estudarmos o nível de literacia financeira em Portugal, vemos que há diferenças entre os sexos.
Um estudo feito pela Portuguese Women in Tech dá-nos algumas pistas. A verdade é que Portugal não tem bons níveis de literacia financeira (por isso é que é preciso falar sobre o tema!). E olhando para as mulheres, vemos que elas até se dão melhor nos investimentos (ganham mais dinheiro!), mas que existem barreiras à ação.
A maior parte das mulheres tem conhecimentos básicos de literacia financeira, e sentem que estão aquém do que deveriam saber. O estudo também refere muitas vezes a palavra segurança, fazendo com que algumas mulheres nunca tenham tentado negociar o seu salário.
Ou seja, há mulheres que sentem que sabem muito pouco sobre dinheiro, sabem que deveriam saber mais, mas a falta de conhecimentos ou por onde começar impedem-lhes de tomar ação e procurar aumentar rendimentos ou fazer mais investimentos.
Pode-se também entender que como há mulheres que ganham salários inferiores a homens (e a diferença é maior depois de serem mães), o dinheiro disponível para administrar é inferior.
Acredito que a literacia financeira é para todos.
Para o público feminino é preciso ir mais além e levar literacia financeira quebrando algumas barreiras que, mesmo parecendo invisíveis, existem no contexto cultural que vivemos.
É preciso comunicar mais. É preciso dar-lhes ferramentas e motivar a passarem à ação. É preciso dizer várias vezes, a toda a hora, que é importante ter um bom nível de literacia financeira para poderem ter um futuro melhor.
Uma das formas de levar a literacia financeira a mais pessoas é criando espaços de diálogo, para que a troca de experiências seja feita sem julgamentos. Quem sabe menos sobre investimentos não tem de ser excluída da conversa, mas sim integrada para saber mais e aprender.
É por isso que vou estar na segunda edição da conferência Women & Wealth, organizada pela Portuguese Women in Tech, da qual faço parte.
É uma comunidade para mulheres que trabalham em tecnologia em Portugal e reconhece que saber gerir o dinheiro é fundamental para o bem estar.
A conferência Women & Wealth vai ser no dia 25 de maio, na Nova Nova School of Business and Economics. Vai ser uma excelente oportunidade para assistir a palestras e fazer workshops guiados por especialistas de finanças pessoais, consultores financeiros, empreendedores e académicos.
Vai-se discutir a poupança, como construir riqueza, gerir investimentos, aumentar o rendimento, melhorar a estabilidade financeira, como começar um negócio, entender produtos e serviços financeiros como crédito, empréstimos e seguros. No fundo, é um evento para aumentar a literacia financeira - que é exatamente o que esta newsletter também quer fazer!
Já comprei o meu bilhete e tenho boas notícias: tenho 3 bilhetes gratuitos para oferecer a leitores desta newsletter. Para tal, usa este link - as primeiras três pessoas que fizerem a inscrição terão entrada gratuita no evento.
Detalhes do evento
Data: 25 de maio 2024 (sábado)
Hora: começa às 10h
Local: NOVA SBE - Campus de Carcavelos - Lisboa
Usa este link para teres um bilhete gratuito (ao abrires o link, por baixo do botão “Obter bilhete” deve dizer O cupão 123EUROS
será apenas aplicado durante o pagamento.)
Estou muito entusiasmada, conto contigo lá?