O problema mais falado em 2023? Para além das guerras, infelizmente, possivelmente a inflação e a crise na habitação.
Como mencionei neste artigo, o Governo tem estado ativo a criar medidas para ajudar quem tem crédito habitação e viu drasticamente a sua prestação aumentar devido aos constantes aumentos da taxa Euribor (pois é a taxa indexada ao teu spread que calcula a tua prestação mensal a pagar); e também ajudar quem não tem dinheiro para arrendar uma casa nos grandes centros urbanos.
A crise da habitação é vivida noutros países ocidentais e cada país está a criar as suas soluções.
Sobre isto, não sou especialista. Por isso o que aconselho é ler sobre o tema.
Há 4 artigos que te quero recomendar.
O primeiro (aqui) é um capítulo de um livro que está nas bancas chamado “Trancas à Porta”. Os autores estão ligados à Iniciativa Liberal, parece-me, e o artigo em questão fala sobre os custos de construir nova habitação privada e a falta de oferta que vemos.
É um artigo longo e muito interessante, cheio de dados, a mostrar os passos que um construtor deve dar para poder fazer novos projetos de imobiliário em Portugal.
Aqui deixo um excerto de que gostei:
A realidade alterou-se bastante nos últimos 10 anos. O parque habitacional envelheceu, existem mais casas a precisar de reparações e há agora muito menos construção de habitação. Mais importante do que isso, adquirir ou arrendar casa tornou-se muito mais caro em relação ao salário médio dos portugueses. Ou seja, a taxa de esforço disparou e, sem surpresas, este problema está hoje no centro da discussão política. Sem surpresas também, o debate tem sido instrumentalizado para justificar agendas políticas que se mantêm constantes, independentemente do tema: quem não gosta da propriedade privada, instrumentaliza o problema para atacar os proprietários; quem não gosta imigrantes culpa os estrangeiros, quem não gosta de empresários ou investidores responsabiliza-os a eles. No meio desta discussão marcada por velhas agendas, perde-se a perspetiva sistemática, rigorosa e racional que este tema, ou qualquer outro, exigiria.
Desculpa o testamento. É também isto que acho que nos falta para entender um problema muito complexo - uma perspectiva geral e sistémica para que possamos ver dados e casos de estudo para suportar medidas que ajudem a resolver parte do problema.
O segundo artigo é da newsletter Zetcetera.
Consegues perceber pelo título que possivelmente o autor não concorda muito com os argumentos que partidos de esquerda estão a dar sobre a crise da habitação.
É também um artigo com dados que mostram os vários problemas da habitação em Portugal.
O terceiro artigo é a explicar como podemos avaliar melhor os problemas
A CNN Portugal tem um artigo com o título Como resolver o problema da habitação em Portugal? Faltam casas. Mas também faltam estudos. Só os problemas são demais.
De facto, a falta de estudos não nos ajuda a perceber qual o problema e a desenhar melhores soluções.
Já o quarto artigo foi algo que li recentemente que fala sobre a construção privada versus investir na construção pública.
Usei estes artigos para pensar sobre o assunto e estou disponível para ler outros!
Quis partilhar contigo pois os artigos têm uma perspectiva de que gosto: pegam nos dados e tentam perceber se certas medidas têm como base uma visão da realidade que os dados não expressam.
Acredito que muitas vezes faltam aos governantes dados para poderem suportar as suas medidas. Se não sabemos identificar onde está o problema, como podemos desenhar uma solução que vai de facto resolver o problema?
Eu tenho a minha opinião (se quiseres saber). Penso que há vários factores que provocam a crise e o factor com mais peso é a falta de oferta.
Deve-se investir em construção privada e construção pública, à semelhança de outros países europeus. Portugal tem apenas 2% de alojamento que é público, e noutros países europeus esta percentagem está acima de 20%.
Esta é a minha opinião, baseada em valores e crenças individuais, e com a perspectiva de que devemos usar dados para suportar algumas soluções.
Não sou especialista do tema, de todo. Assim, partilho contigo estes artigos pois acho que podem ser úteis para se pensar o problema - são artigos de que gosto.
E convido-te a partilhares comigo artigos que até podem contradizer o que está aqui. Acho que me vai ajudar a perceber ainda melhor!
Conheces algum artigo sobre o tema? Partilha nos comentários ⬇️
Nota: o conteúdo neste artigo não é aconselhamento financeiro individual.
Muito interessante! Obrigado pelos artigos :)