Book Review - A Psicologia do Dinheiro
Só peguei neste livro depois do conselho do Rodolfo Cardoso ⚡ - e ainda bem que o fiz!
Tinha preconceitos, muitos até. Achei que era só mais um livro do hype de há 10 anos. O livro só foi publicado em 2020 - estava totalmente enganada então. Devia então por o preconceito de lado. E adorei lê-lo, acho que se vai tornar num clássico.
O mais interessante é que o autor não te vai ensinar se é melhor comprar o crédito habitação com taxa fixa ou taxa variável.
Ou quanto é que deves poupar do teu salário.
Ou se certificados de aforro ainda é um produto interessante.
Ou quais são os melhores ETFs da praça.
Vai-te ensinar algo muito mais poderoso - como é que o ser humano, imperfeito e racional, se relaciona com o dinheiro (e vemos que se calhar somos muito pouco racionais quando se trata de dinheiro!)
Podes perceber porque é que gastamos dinheiro a impressionar outros; e porque nos é tão difícil pensar no longo prazo; e porque poupar é realmente importante.
Uma parte da literacia financeira são os conhecimentos de como o mercado funciona. A outra parte importante é a tua relação emocional com o dinheiro - e isso ninguém pode fazer por ti.
Podes seguir todos os conselhos de alguém. Para ela funcionou, para ti é um desastre. Porque a forma como geres o teu dinheiro é tua, está ligada aos teus valores, às tuas emoções, ao que tu queres na vida.
Por isso é que este "A Psicologia do Dinheiro" é um must have. Porque é teoria, que podes por em prática já amanhã.
4 ideias principais para o futuro
🧠 A melhor estratégia de investir é investir, calar e esperar. Muitas pessoas não conseguem lidar com a perda de resultados no imediato, mesmo sabendo que se esperarem 10 anos vão ter retorno. O longo prazo é um pensamento contra intuitivo e é difícil de conseguir alcançar, mas dá todos os resultados que queremos. Daí ser tão importante saber como as emoções influenciam os nossos comportamentos em relação ao dinheiro.
🧠 Gastar dinheiro em coisas para impressionar outras pessoas que não estimamos faz os outros olharem para as tuas coisas - e por isso o objetivo de impressionar o outro não se concretiza, porque ele não está a olhar para ti, está a olhar para a coisa.
🧠 Quando começas a tua vida financeira define o que é suficiente - sentires-te preso à rotina é achar que nunca é suficiente. No entanto, se definires o que é suficiente para ti, quando lá chegares, podes aproveitar a vida.
🧠 Ser rico é uma coisa, ter riqueza é outra. Ser rico é ter rendimento corrente, a riqueza é aquilo que ainda não se gastou.