A reflexão do final do ano
A chegar à reta final do ano, está na altura da retrospectiva do ano.
Sei que é chato, dá trabalho, que horror ter de rever o ano. Aposto que vem acompanhado de gastos, contas e muito pouco prazer!
Se te sentes assim, percebo a tua frustração.
O meu ano começou mal e acabou bem. Durante uns meses vivi mesmo no limite e depois mudei de trabalho e consegui subir o meu salário. A minha ansiedade financeira diminuiu do dia para a noite, já não estava no limite. Conseguia pagar as contas, fazer a minha vida, investir no que queria e ainda sobrava dinheiro.
Para o próximo ano, quero reforçar o fundo de emergência e aumentar os investimentos, pois quero viver um presente confortável e um futuro ainda mais confortável, que me permita fazer escolhas.
O final do ano traz uma mistura de emoções
Para muitos, 2024 foi um ano desafiador — inflação, contas crescentes, e aquela constante sensação de que nunca há dinheiro suficiente. Nessas circunstâncias, o impulso de evitar olhar para nossas finanças pode ser forte.
Mas este pode ser o momento em que deves mesmo fazer o contrário: enfrentar o medo e fazer um raio X ao teu ano, aos teus ganhos, despesas, e investimentos.
Quando deixas as finanças no escuro, permites que o medo cresça. A ignorância não elimina os problemas, muitas vezes os amplia.
Pensas no pior, imaginas que estás à beira de um colapso financeiro, mas será que isso é verdade? Quantas vezes adiaste olhar o extrato bancário ou fazer as contas, porque já sabes que não dá para nada?
Ou talvez não seja assim. Talvez, se olhares, vês que a situação não está assim tão mal. Ou está mal, e não tão mal como tinhas pensado.
Não estou a dizer que não passas dificuldades, acredito que sim. No entanto, conheces as tuas dificuldades?
Só tu sabes a tua vida e a tua realidade. E quando sabes da tua vida, tens a certeza do que tens e muitas vezes é suficiente. Torna-se mais fácil gerir e deixas de te comparar tanto com os outros.
Quando sabes onde estás, ganhas o poder de decidir para onde queres ir. Ao saberes os teus números, consegues ver onde estás a gastar dinheiro a mais, e nas coisas em que queres gastar mais dinheiro. Ou percebas que, apesar das dificuldades, conseguiste construir um pequeno fundo de emergência ou pagar parte de uma dívida.
Essas pequenas vitórias, quando reconhecidas, têm o poder de transformar a visão sobre o futuro. E consegues ter esta visão se conheceres a tua realidade.
O início de um novo ano é uma oportunidade para trocar a ignorância pelo conhecimento.
Reflete quem tu és, revê as tuas finanças. Pode ser desconfortável no início, porém é melhor saber onde o dinheiro está a ir, do que viver na incerteza. Dá-te aquela sensação de estar no controlo e transmite alguma liberdade para traçares o teu caminho, o caminho que faz sentido para ti.
Há muitas coisas que estão fora do nosso controlo, por isso foca-te no que controlas.
Não importa como foi 2024, isso vai ficar para atrás, já não consegues controlar.
No entanto, tens algum poder agora e podes entrar em 2025 com clareza e confiança. Saber o que está bom e o que precisa melhorar é o primeiro passo.
Então, neste fim de ano, dá o primeiro passo: abre o extrato, olha para os números. E lembra-te: conhecimento financeiro não é só sobre dinheiro, é também sobre cuidares de ti.
Boas festas e boas entradas em 2025 🎉