Não percas o teu dinheiro nem mais um segundo (quando não está a resultar)
Neste momento, estamos a fazer um desafio na página de Instagram “Janeiro com Dinheiro”. Todos os dias do mês, posto uma dica para melhorares a tua vida financeira segue-nos por lá!
Lembro-me perfeitamente do dia em que desisti daquele investimento.
Já tinha queimado 2000 euros, mas não via resultados. Sabia que, um dia, iria dar a volta. E também já sabia que tinha de recuperar o dinheiro.
Mas continuava à espera, a subscrever mais uns euros por mês.
O buraco ficava cada vez maior, e continuava em cavá-lo. Se já tinha investido tanto, não poderia parar, certo? Errado.
Quando algo está a correr mal, pára de alimentar o buraco, declara a perda e vai-te embora.
Fica a conhecer o sunk cost falacy
Eu estava a viver esta falácia.
Acontece quando uma pessoa está relutante em abandonar uma estratégia ou uma forma de agir, porque já investiu tanto na mesma. E mesmo que a pessoa entenda que abandonar a estratégia e parar de fazer o que está a fazer seria melhor, ela demonstra resistência em de facto abandonar.
Isto acontece muitas vezes na vida, não só no campo das finanças pessoais.
Estás a investir numa relação que claramente não és feliz, já tentaste comunicar com a pessoa para haver mudanças e nada acontece. Porém, não consegues sair, mesmo sabendo que era melhor para todos puderem começar de novo. Porque pensas, já estou neste relação há 4 anos, agora vou perder tudo e começar de novo.
Nas finanças pessoais, por vezes investimentos em negócios ou estratégias que não estão a funcionar.
Já investiste numa oportunidade de carreira ou de negócio e claramente não está a resultar? Fecha a tua posição, assume a perda e continua com a tua vida.
No entanto, é difícil fazeres isto. Ficas agarrado ao que perdes, e não ao facto de que, se desistires, vais deixar de perder.
Podes não notar, vives isto quando continuas a estudar um curso, mesmo que já não te interesse e não te seja útil, porque pagaste milhares de euros por ele. Ou quando insistes em acabar de ver um filme, que está a ser aborrecido desde o início.
Pára de ver esse filme, deixa o curso de lado, não continues a ler aquele livro.
É melhor assumires que gastaste horas nessa aventura e parar com ela, do que continuar a investir horas em algo que não te preenche, não te ajuda, não faz sentido.
Não desistir é uma competência a ganhar.
Saber quando desistir é outra competência a masterizar. Lembra-te da sunk cost fallacy quando pensares se vale a pena desistir ou não!