Está na altura da Reunião do Agregado Familiar
Estou-te a revelar hábito que tenho há mais de cinco anos.
Antes mesmo do último mês do ano, eu e o meu agregado familiar (no fundo, eu e o marido) reunimos numa conversa séria sobre como vai ser o próximo ano. Em termos de tempo, prioridades, planos e, claro, dinheiro!
Quando se trata de gestão do dinheiro, falo em gestão individual mas também gestão em casal.
Somos dois cá em casa e temos uma vida conjunta. Ainda assim, não deixamos de ser pessoas. Cada um com as suas ambições, desejos e objetivos, bem como a relação com o dinheiro.
Assim, no final do ano temos a reunião do agregado familiar - uma RAF!
Cada pessoa deve trazer as suas ideias para o próximo ano. A ideia é mesmo discutir quais os projetos que cada um gostava de seguir.
Esses projetos podem ser viagens que estamos a pensar fazer, investimentos na casa, mudanças de vida, transições de carreira, estudos.
Isto porque muitas dessas decisões vão necessitar de dinheiro. E quando há uma pessoa que está a pensar em gastar algum dinheiro, isso pode afetar os planos do outro.
Esta reunião é fundamental para estarmos em sintonia e ajuda-nos bastante na gestão das finanças durante o ano.
Pode não parecer, mas tudo isto está interligado.
Os nossos valores guiam os nossos comportamentos. E os comportamentos influenciam a forma como gastamos dinheiro.
Se queres poupar dinheiro em investir, estás menos disponível para planos, idas ao cinema, saídas à noite. Por outro turno, se queres aproveitar mais o teu tempo livre depois de uma altura mais intensa no trabalho, estás mais à vontade de gastar dinheiro em experiências.
O tempo significa dinheiro. Gastar dinheiro numa certa área estamos a dar-lhe importância e vai ter o nosso tempo.
Imagina que dedicas muito tempo a tarefas domésticas e a tua parceira tem um trabalho por turnos que não ajuda a dividir o trabalho. Podem equacionar ter ajuda doméstica? Quanto é que isso vai custar? Se não é possível, como se podem organizar melhor (investir tempo nisso ou investir tecnologia?).
No fundo, podes falar de coisas que custam dinheiro, que custam tempo ou ambos.
Pode ser a altura do ano em que redefines:
Mudanças na casa;
Mudanças de rotinas;
Introdução de novos serviços;
Cancelamento de serviços;
Organização de férias e viagens;
Definição de orçamentos para ocasiões especiais;
Investimento numa nova carreira ou em formação;
Pausa de carreira;
Criação de um negócio ou de um part-time.
Criação de um projeto pessoal.
Tudo isto pode custar tempo e dinheiro, então é importante falar sobre o tema.
Tu podes ter estas ideias, o teu parceiro pode não saber. Por isso, é importante falar. Vais ter objetivos individuais e objetivos em conjunto, a ideia é que todos estejam em harmonia e todos saibam.
E muitas vezes há mudanças de planos.
Há uns anos, equacionámos fazer 3 viagens nesse ano, porém, ao mesmo tempo, eu tinha de fazer alguns tratamentos dentátios. Isso iria custar-me centenas de euros e por isso não estava confortável em gastar o dinheiro “todo”. Falei sobre o meu desconforto e reorganizamos as ideias para fazermos apenas 2 viagens.
Como fazer a reunião
Não tenho uma estrutura organizada na reunião, mas sei que ela acontece. Reservo no calendário para num sábado ou domingo falarmos sobre isso.
No ínicio, antes de começarmos, olhamos para a lista do ano anterior e vemos aquilo que verdadeiramente fizemos. 80% dos items na lista foram concretizados, o que quer dizer que cumprimos os nossos objetivos.
Depois, falamos do próximo ano. Definimos as áreas da vida e partilhamos opiniões sobre carreira,férias, viagens, mudanças. Depois há espaço para perguntas. Há perguntas que fazemos todos os anos, pois podemos ter mudado de opinião face ao ano anterior.
No nosso caso, não definimos um orçamento logo. Podemos por quantos dias queremos fazer uma viagem e estimamos por alto quanto tudo vai custar. Assim temos uma ideia se temos fundos para tudo o que queremos fazer.
Este ano já fizemos a reunião. Correu bem, estamos alinhados e é isso mesmo que interessa.
E tu? Já preparaste o teu próximo ano? Olha que 2023 está mesmo a terminar…