Ah, o Natal!
O espírito natalício enche as casas, lareiras acesas e já todos estamos a sonhar no momento de discutir com a família enquanto o bacalhau está a assar no forno.
E as prendas? Ai as prendas.
É tão bom receber, é tão bom dar, mas quando se chega a adulto as ideias faltam-nos!
Gostava de te dizer que o que importa mesmo é o teu tempo.
Bem sei que as tuas memórias de Natal em criança são coloridas com aqueles brinquedos que te marcaram…mas ninguém gosta de abrir presentes sozinho não é?
Estar com as pessoas e dar o teu tempo é o verdadeiro presente que podes dar às tuas pessoas. Tem muito mais valor do que aquele presente que compraste à pressa na Tiger só para não ficares mal na fotografia.
Posso sentir a tua censura neste momento - dar um presente é dizer “lembrei-me de ti”.
Mas um “lembrei-me de ti” no Natal é fácil. E lembrar de ti durante o ano para dares aquela crase Espero que estejas bem e se precisares conta comigo, um beijinho?”.
Onde está o lembrei-me de ti nos bons momentos e nos momentos menos bons?
A presença de alguém é o melhor presente que se pode dar, sem dúvida. Mas para todos os outros presentes, como ser mais sustentável…e poupadinho?
Em 2022, as notícias avançavam que os Portugueses iam gastar menos dinheiro do que em 2021. Estávamos ainda a sair da pandemia, já havia guerra na Ucrânia, infelizmente, e os efeitos da inflação alta já se faziam sentir.
Em média, os portugueses tencionavam gastar 240 euros, e os jovens até aos 25 anos são os que queriam gastar menos. Entre presentes, ceia e decorações, os presentes representam sempre a maior fatia.
Este pode ser um momento em que muitas famílias por falta de disponibilidade contraem crédito para as poder pagar. Isto é algo que deves evitar!
Ficam aqui algumas dicas para os presentes de Natal.
1 - Estabelece um orçamento
Escolhe um orçamento (100 euros por exemplo).
Faz uma lista de pessoas a quem vais dar prenda e um valor por pessoa, pode ser todo igual ou diferente.
Ou podes ser daquelas pessoas que o Natal é sem limites porque é a altura do ano que valorizas bem os teus amigos e família - se fores assim, liberta a tua criatividade!
2 - Faz os teus próprios presentes
Pulseiras, frascos de mel, sacos de bolachas, velas personalizadas, postais familiares, fotografias emolduradas.
Podes fazer presentes com um toque único em tua casa. Junta amigos para a tarefa e faz para familiares. Vais colocar muito mais tempo e energia e será mais especial!
3 - Compra vales de oferta
Se estás imensamente indeciso o que dar a alguém, compra um vale de oferta de determinado valor de uma loja preferida. Dá a possibilidade da pessoa escolher algo a seu gosto ou estás a contribuir para uma compra maior (poupei 200 euros na compra do meu iPhone com vales recebidos 9 meses antes, foram prendas que ajudaram imenso!)
4 - Oferece subscrições
Os vales de oferta podem também ser subscrições de Netflix, jornais e revistas, ou ajudares a manter a cloud digital ativa.
5 - Pensa em experiências
Um colega falou-me que não dá presentes…mas paga almoços!
Uns dias antes do Natal, vai almoçar com cada familiar e paga o almoço. Se fizeres as contas, pode sair mais caro, mas vais ficar muito mais rico com a comida e com o tempo que passaste com aquela pessoa.
O melhor? Escolhes a altura do ano em que estás mais folgado e por isso quando chegaste ao Natal as prendas já estão todas dadas.
6 - Compra prendas com antecedência
Num bonito mês de setembro, a minha mãe chegou a casa com imensos sacos e disse: vou só lá abaixo à garagem guardar as prendas de Natal.
Prendas de Natal em setembro?! É simples. Foi a uma loja de decoração, comprou velas, decorações, pratos, chávenas de chá pois a loja estava com descontos de regresso às aulas.
Ou seja, comprou tudo ainda mais barato.
Há quem tenha aproveitado a Black Friday para fazer essas compras. Tens preços baratos também, mas mais confusão. Vai ao calendário e marca as tuas compras de Natal para setembro!
7 - Pensa em presentes usáveis
Há quem não goste de dar presentes só para ocupar espaço em casa, então podes sempre dar consumíveis. A prenda desaparece, é certo, mas a pessoa pode-lhe dar utilidade. Quem sabe até descobre um produto novo para si.
Se não sabes o que a pessoa gosta, opta por clássicos: cremes para as mãos, sabonete, gel de banho, bolachas, garrafa de vinho, cheiro para a casa.
8 - Compra no comércio local
O teu problema não é bem o dinheiro, é o que oferecer. Compras presentes apenas para pai, mãe, irmã e avós, e queres ser original.
Evita os centros comerciais e vê as lojas do teu bairro. Os preços não são muito mais elevados e estás a ser sustentável, pois ajudas o comércio local que muitas vezes trabalha com empresas nacionais para produzir os seus produtos.
9 - Contribui para a ceia
Não é bem a tua cena ir dia 20 de dezembro passar uma tarde ao Colombo a carregar sacos, eu percebo!
Então ajuda na ceia. Compra aquelas entradas especiais, trata da encomenda do bacalhau no restaurante local, vai mais cedo para fazeres as rabanadas na cozinha, leva aquele azeite da aldeia que não pode faltar na mesa.
Segues algumas destas dicas? Esta newsletter volta em janeiro. Boas festas!